CASA RAIZ

CONTATO

TATA RIA INKICE ANANGUÊ....EMAIL:anangue@gmail.com...........

segunda-feira, 30 de julho de 2012


Notícia 22
Igarassu-PE 21/07/2012.
ENFRENTANDO A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA!


Encarando o tenso clima de intolerância religiosa que ora atinge alguns Municípios próximos a Igarassu, clima esse, conseqüência de um ato covarde e macabro, praticado por FALSOS ESPÍRITAS, contra uma vida humana e as religiões de matriz africana, foi  com fé em Zambi (Deus), que conseguimos inaugurar o espaço cultural e religioso de origem bantu-angolana, em Igarassu-PE no dia 21/07/2012, a CBNDIS do Tat’etu  Sitambalaiá. Gostaríamos de tornar público os nossos agradecimentos a guarnição municipal que se fez presente, sempre atenta para reprimir qualquer tipo de intolerância religiosa, durante os dois dias de evento. A mesa para a abertura oficial da casa, foi composta por autoridades religiosas e personalidades da cultura afro-brasileira de Igarassu , Recife e Olinda. Após a discussão da pauta, fomos brindados com uma bela intervenção cultural realizada pelo “Maracatu Nação Mulambo”, que é um projeto do Mestre Toka , Kanbono da CBNDIS,  composto por crianças, pré-adolescentes, adolescentes e jovens, foi uma gratificante expressão cultural que prova mais uma vez como o candomblé em geral, tanto sócio-cultural quanto religiosamente, sempre contribuiu para  a formação histórica do Brasil. (Ver fotos).
Em seguida, aconteceu o batukajé , seção de candomblé dedicado aos Inkices ou Mukixes (Santos), onde a presença da dona espiritual da casa, Mam’etu Matamba,  aconteceu em meio aos gritos de louvor, muita fé e euforia.( Ver foto). A família Ngola Djanga do RN, compareceu em massa chefiada pelo seu líder espiritual Tata Kassulupongo (CBNDL/FCACTBBRN), em apoio a casa do seu irmão espiritual de PE. (Ver foto).
Considerando como mais um grande avanço na luta pela igualdade racial e contra a intolerância religiosa, quero parabenizar o meu filho, Tata Sitambalaiá e meus netos, pela organização e pelo tratamento carinhoso com que receberam não só a mim, mas a todos que lá compareceram.


Rio de JANEIRO – 29/07/2012.
MAIS UM BELO MOMENTO!
Mais um belo momento que retratou o entrosamento da cultura tradicional indígena brasileira com a cultura religiosa bantu-angolana introduzida no Brasil. Estamos falando do candomblé de Caboclo realizado em 29/07/2012, na CBNDA da Mam’etu Matambenganga, em homenagem ao seu mestre “Caboclo da Pedra Preta”. Festa bonita e diferente, onde caboclos: vaqueiros, de penas, marinheiros e mineiros vieram na “terra”para transmitir prosperidade, paz e harmonia aos presentes. O barracão todo enfeitado de frutas e raízes, teve como destaque a “Mesa da Jurema Sagrada (bebida feita da infusão da casca da árvore sagrada conhecida como jurema e outros segredos), rodeada pelos ” príncipes”.
É mais um avanço na luta pela inclusão e visibilidade do Candomblé Bantu-Angola no Brasil e das demais nações de matriz africana, em cumprimento a Lei 10.639 março de 2003, que obriga a inclusão da história do negro na África e no Brasil, no ensino fundamental e médio.