CASA RAIZ

CONTATO

TATA RIA INKICE ANANGUÊ....EMAIL:anangue@gmail.com...........

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Notícia-8

Nesse final de semana, como parte das celebrações ao Dia Nacional da consciência Negra – 20 de novembro participamos de dois eventos importantíssimos e que merecem todo o destaque da mídia.O primeiro: Nos dias 25 e 26 de novembro de 2011, no Auditório da Bolsa Rio, Rio de Janeiro,RJ, a Fundação Cultural Palmares realizou um importante seminário para discutir sobre o Papel da Cultura Negra na superação da Miséria. Foi graças a um recente amigo “SRS SITES”, querido Sérgio, Na foto comigo) que tomei conhecimento, em cima da hora, e lá fui eu! Não entendo porque mesmo dirigindo duas instituições totalmente voltadas para a Política de Promoção da Igualdade Racial, devidamente registradas nas três esferas de Governo,nunca recebemos um convite oficial. Mas, tudo bem! Em defesa do Negro e em especial à Cultura Bantu-Angola, nos faremos sempre presentes em todo e qualquer lugar que Zambi nos permitir.Falemos então do belo movimento. Foi mais uma grande oportunidade para a divulgação da nossa Cultura Bantu-Angola, já que quando se fala em cultura Negra, só se foca o lado Jeje-Nagô, embora toda a construção, em todos os seus segmentos de origem afro, buscam os seus subsídios na Cultura Bantu-Angola . A exemplo, a musicalidade, a dança, a culinária, a religiosidade e etc. (Ver fotos).



  

Entendemos que para discutir o ‘Papel da Cultura Negra na Superação da Miséria, é preciso que antes, ela seja conhecida nas suas origens para não cairmos no mesmo erro de 511 anos atrás.  Nós Negros Bantu-Angola, temos Línguas, Religião e Costumes e Tradições próprias. Se fecharmos os olhos à essa realidade, continuaremos contribuindo de uma certa forma, para a Desigualdade Racial dentro da própria raça, bem como o preconceito e a discriminação. Temos que superar a “Miséria propriamente dita, erradicando de uma vez por todas, a Miséria de informações que é comprovadamente a causadora do preconceito e da discriminação. Ao fazer o uso da palavra em plenário, encaminhei a Mesa composta por: ( Exmº. Vereador e Cantor da MPB,Netinho de Paula, Srª Ruth Pinheiro  Pres. Do CADON, Rodrigo Nascimento  e ao Presidente da Fundação Cultural Palmares, Dr. Eloi Ferreira de Araujo, (na foto a esquerda de Tata Ananguê),


exemplares do Kit (Livro e CD Angola Nação Mãe, o Resgate do Candomblé Tradicional Bantu-Angola,  cópias dos documentos que recebemos do Gabinete Particular da Excelentíssima Presidenta do Brasil, Dilma Roussef e do Ministério da Educação nos quais consideram a proposta apresentada pela CNCACTBB/CRBNDM relevante  e direcionam para  os órgãos de ensino para a devida execução.

No dia 26/11/2011 – Comparecemos à partir das 10 horas, no belíssimo evento do Afoxé “RAÍZES AFRICANAS”, comandado pela simpática e competente Isabel de Oyá, na Casa de Cultura de Belford Roxo, para falar sobre a Nação de Angola, o que muito nos honrou. 



Presente também  Pai Zezito da Oxum e a Ekedi Radialista Adalgisa de Iemanjá para falarem de suas Nações de origem Jeje-Nagô.   Assim ficou composta a primeira mesa, mediada com muita categoria pela nossa querida Isabel de Oyá.  Lá também distribuímos o Kit (CD duplo e Livro) “Angola Nação Mãe, O Resgate do Candomblé Tradicional Bantu-Angola. 

                           



                                Parabéns Isabel de Oyá pelo belo e organizado evento. 
Curtam as fotos: