CASA RAIZ

CONTATO

TATA RIA INKICE ANANGUÊ....EMAIL:anangue@gmail.com...........

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Notícia - 13 Retrospectiva 2010/2011.


Analisando os avanços e obstáculos que tivemos desde a realização do Primeiro Seminário Nacional dos Angoleiros do Brasil proposto à SEPPIR-PR em 2008 e só acontecido em 25,26 e27 de março de 2010, apresentamos uma panorâmica, até o final de 2011, no que conseguimos avançar.
Bem, como diz o velho ditado “Os cães ladram e a caravana passa”, estamos aqui, dando satisfações ao povo Bantu-Angola e a todos os  nossos irmãos dos demais segmentos afro-brasileiros, do nosso trabalho através da CNCACTB, da CRBNDM e de todos os amigos que sempre cooperam  com a nossa causa independente de credo ou religião, sexo, cor ou raça.
26 de março de 2010 – é criada a Confederação Nacional dos Candomblés de Angola e dos Costumes e Tradições Bantu no Brasil – CNCACATBB,pela plenária do I SNAB.
Junho de 2010 – É fundada em Natal-RN a Federação Estadual dos Candomblés de Angola e dos Costumes e Tradições Bantu no Brasil. FECACTBB/RN.
Agosto de 2010 – É fundada em Igarassu-Pe a Federação Estadual dos Candomblés de Angola e dos Costumes e Tradições Bantu no Brasil. FECACTBB/PE.
Surge o Programa “Angola Nação Mãe, na Radio Tropical em NI.

 2010
1 - Sob o patrocínio do Governo Federal SEPPIR-PR, gestão do Ex.Ministro  Dep. Federal Edson Santos, foi publicado o Kit “Angola Nação Mãe, O Resgate do Candomblé do Candomblé Tradicional Bantu-Angola” , composto de um livro e um CD duplo, distribuição gratuita, para implementar a divulgação da cultura Bantu-Angola, através da Lei 10.639 de março de 2003, que obriga o ensino da história do negro na África e no Brasil, no ensino fundamental e médio,  totalizando 5.000 livros e dez mil CDs.


2 - Foram repassados 2000 kits “Angola Nação Mãe” para a FECACTBB/PERNAMBUCO e 1000 Kits “Angola Nação Mãe” para a FECACTBB/RIO GRANDE DO NORTE, pontos chaves para a distribuição em todo norte e nordeste do Brasil. Federações lideradas respectivamente por: Tata Kassulupongo no Estado do Rio Grande do Norte e Tata Sitambalaiá no Estado de Pernambuco.
Novembro de 2010.
Prefeitura Municipal de Gramado/RS – de 22 a 27 de novembro – Semana do Negro, Palestras  feita as pelo Tata Ananguê com distribuição do livro e cd Angola Nação Mãe os estabelecimentos públicos de ensino.
Janeiro de 2011.
Assembléia Legislativa de Porto Alegre/RS – Palestra com o Tata Ananguê referente à cultura bantu-angolana  e inclusão no ensino fundamental e médio baseada na Lei 10.639. Distribuição de 30 unidades do Kit (Livro e CD duplo) “Angola Nação Mãe, O Resgate do Candomblé Tradicional de Angola”, nas escolas e órgãos de educação do governo.
Obs.: Matéria destacada no GOOGLE.
Julho de 2011.
“Pré lançamento, distribuição de 200 unidades “do kit” Angola Nação Mãe”  na Festa do Caboclo Zé dos Anjos, na sede da CNCACTBB/CRBNDM com a presença do ex Ministro da SEPPIR, DEPUTADO Federal Edson Santos,







Programa “Angola Nação Mãe”, na Radio Tropical.

  Mam’etu  Nanga Kovi  (Mãe Risoleta,  filha do saudoso Tata de Inkice Joãozinho da Goméia), na foto conduz o séquito do Caboclo Zé dos Anjos de Tata Ananguê. Geraldo Bastos presidente do COMDEDINE,  Professores de Universidades públicas e particulares, Autoridades do Município de Nova Iguaçu, além dos adeptos do ritual do Candomblé de Angola e de outras nações de matriz africana.
7ª edição do Atabaque de Ouro evento produzido pelo ICAPRA de Marcelo Fritz  – Distribuição 110 unidades do Kit “Angola Nação Mãe para os participantes e público presente.

18 de julho de 2011: Pai Paulo de Oxalá, da Nação Jeje  Nagô Vodun, publica em sua coluna Orixás” no Jornal  EXPRESSO,  e no EXTRA ONLINE, sobre o lançamento do kit (livro e cd duplo “Angola Nação Mãe, O Resgate do candomblé Tradicional Bantu-Angola”, e o programa do mesmo nome na Radio Tropical, ampliando assim, cada vez mais a cultura do Candomblé de Angola. Um belo gesto e grande demonstração de respeito de um líder de outro segmento afro-brasileiro.
Agosto de 2011.
Ofício nº. 002/2011/CNCACTBB/CRBNDM de 23/08/2011 em anexo o Kit (livro e cd duplo “Angola Nação Mãe”, enviado via sedex à Excelentíssima Presidenta da República, Dima Rousseff, solicitando a inclusão da História do Povo Bantu, na História do Negro, na África e no Brasil, no ensino fundamental e médio.
Setembro de 2011.
Resposta do Gabinete Particular da Presidenta da República, Sra Dilma Rousseff, ao ofício nº.002/CNCACTBB/CRBNDMde 23/08/2011, informando o encaminhamento do assunto ao Ministério da Educação pelo ofício COR/GP/PR: 1272/2011 de 08/09/2011 para análise e eventuais providências.
Ofício nº. 003/2011/CNCACTBB/CRBNDM de 30 de setembro de 2011, com anexo : Kit (livro e cd duplo)”Angola Nação Mãe”, protocolado no Gabinete da Excelentíssima. Senhora Prefeita da Cidade de Nova Iguaçu, Professora Sheila Chaves Gama de Souza, solicitando a inclusão da História do Povo Bantu, na História do Negro, na África e no Brasil, no ensino fundamental e médio,  do Kit “Angola Nação Mãe, na Cidade de Nova Iguaçu.

Outubro de 2011.
Ofício nº. 004/2011/CNCACTBB/CRBNDM de20 de outubro de 2011 com anexo: Kit (livro e cd duplo) ”Angola Nação Mãe”, protocolado no Gabinete do Exmo. Senhor Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Dr. Eduardo Paes , solicitando a inclusão da História do Povo Bantu, na História do Negro, na África e no Brasil, no ensino fundamental e médio e, consultando a possibilidade de um lançamento oficial do Kit “Angola Nação Mãe, na Cidade do Rio de Janeiro.
Ofício nº. 006/2011/CNCACTBB/CRBNDM de20 de outubro de 2011 com anexo: kit(livro e cd duplo) ”Angola Nação Mãe”,  protocolado no Gabinete do Exmo. Senhor Governador do Estado do Rio de Janeiro, Dr. Sérgio Cabral, solicitando a inclusão da História do Povo Bantu, na História do Negro, na África e no Brasil, no ensino fundamental e médio e, consultando a possibilidade de um lançamento oficial do Kit “Angola Nação Mãe, no Estado do Rio de Janeiro.
Resposta do Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Diretoria de Políticas para Educação do Campo e Diversidade., através do ofício nº 2962/2011/DPECAD/SECADI/MEC , nos seguintes termos: Sr.Presidente, Ao cumprimentá-lo cordialmente, referimos ao Ofício nº. 002/2011/CNCACTBB/CRBNDM, de 23 de agosto de 2011, quanto à inclusão do da HISTÓRIA DO POVO BANTU, na História do Negro na África e no Brasil, no ensino fundamental e médio, com base na lei 10.639/03, consideramos relevante a solicitação proposta e a temática será apresentada aos Foruns de Diversidade Étnico-Racial para avaliação e orientação aos sistemas de ensino. Atenciosamente, Viviane Fernandes Farias.
Dia 09/10/2011- Festival de Cantigas de Umbanda da Casa do Perdão- quadra de ensaios do GRES. Unidos de Padre Miguel. Lançamento e distribuição de 230 unidades do Kit “Angola Nação Mãe” para todos os presentes. Realização de Mãe Flávia.
GRES. Unidos de Vila Isabel – Distribuição 30 unidades do Kit (Livro e cd duplo) “Angola Nação Mãe”, organizada pela Mam’etu Matambenganga , diretora da CRBNDM/CNCACTBB, na semifinal de samba enredo carnaval/2012.Dentre os contemplados com o kit, destacamos as personalidades:  Martinho da Vila,nome que dispensa comentários, Tata Kaiango (seu filho), Russa  ex-presidente da Vila e Martinalia.

Universidade Federal Rural/Campus Nova Iguaçu, Exposição “Concretos & Imaginados”. Distribuição de 70 unidades e autógrafos do Kit “Angola Nação Mãe”.
                 
Feira do Livro em Nova Iguaçu, evento organizado por CLAUDINA OLIVEIRA, lançamento e autógrafos na estante nº. 13 da Secretaria de Cultura de Nova Iguaçu e distribuição de 50unidades do Kit (livro e CD duplo) “Angola Nação Mãe”.

          
25 e 26 de novembro:

 Seminário da Fundação Palmares na cidade do Rio de Janeiro.

   
26 de novembro: Palestra sobre  a Nação de angola e lançamento do Kit “angola Nação Mãe, no evento do afoxé de Isabel de Oyá, na casa de cultura em Belford Roxo.
 
Dezembro de 2011.
Além do site www.anangue.com.br são  criados também: o Blog:  http://tataanangue.blogspot.com/ e o canal  http://youtube.com/user/anangue1 para maior divulgação do Povo Bantu-Angola , Dos povos Jeje-Nagô, da Umbanda, do Índio, dos  Ciganos e toda e qualquer outra raça que viva em regime de descriminação.
Repasse de dez  Kits (livro e cd duplo) “Angola Nação Mãe”para serem direcionados aos órgãos de ensino e bibliotecas pela a Professora de Belas Artes, comentarista de carnaval pela TV Globo e autoridade em carnaval no Brasil, Maria Auguusta Rodrigues.
Através do Prof. Carlos Altino, Organizador Literário e Pesquisador de Texto (abdu_latifi@yahoo.com.br) http://www.iguaçuterradoslaranjais.com.br  e http://literaturabrasilhispano.blogspot.com, foi fechado contato para o encaminhamento do kit (livro e CD duplo “Angola Nação Mãe”,  com a Universidade da Bahia através da Professora Hildete Bibliotecária do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – UNEB Universidade Estadual da Bahia, Pesquisadora do GEAAJC – Grupo de Estudos Africanos e afro-brasileiros em Línguas e Cultura 1 e Professora Doutora Yeda Pessoa de Castro da UNEB.
Construção da Saga do Povo Bantu-Angola, sob o tema “Da História Negada, a luta por Uma Raça Igualada, Angola Nação Mãe”, com base n a Lei: 10.639 que trata da inclusão da história do negro na África e no Brasil  para o carnaval de 2012  dia 17, sexta-feira na Via Light em Nova Iguaçu.

Em  nome da CNCACTBB e da CRBNDM, desejamos um Feliz Ano Novo para todos!

TATA KIMBANDA KIÁ DIHAMBA ANANGUÊ.