CASA RAIZ

CONTATO

TATA RIA INKICE ANANGUÊ....EMAIL:anangue@gmail.com...........

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Notícia-3

POSSE DO MINISTRO DA PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL, Exmº Sr DEPUTADO FEDERAL EDSOM SANTOS.
O Tata ria Inkice Ananguê de Ngola Djanga D’Oyá, Patriarca Fundador e Sacerdote Primaz do Benguê Ngola Djanga, foi a Brasília, como convidado especial, representando os diversos segmentos dos cultos religiosos de origem afro-brasileira para assistir a posse do Ministro Edson Santos. A posse do Deputado Federal Edson Santos, foi muito concorrida em número de convidados e toda a imprensa nacional e estrangeira...
O BENGUÊ NGOLA DJANGA D’OYÁ ESTÁ EM ALTA!
O Tata ria Inkice Ananguê de Ngola Djanga D’Oyá, Patriarca Fundador e Sacerdote Primaz do Benguê Ngola Djanga, foi a Brasília, como convidado especial, representando os diversos segmentos dos cultos religiosos de origem afro-brasileira para assistir a posse do Ministro Edson Santos. A posse do Deputado Federal Edson Santos, foi muito concorrida em número de convidados e toda a imprensa nacional e estrangeira, na verdade o salão negro do palácio do planalto, tinha gente de vários estados doBrasil,entre as autoridades civis se destacaram as presenças doPresidente do Senado, , do Presidente da assembléia, ArlindoChinaglia, do governador do RJ, Sérgio Cabral com todo o seu secretariado, Prefeitos de vários municípios como o de Nova Iguaçu RJ, Lindimberg Faria, o prefeito de Lucélia SP, João Pedro Morandi e alinhavou com oTata Ananguê uma futura Palestra em sua cidade, sobre religião.O número de deputados federais, estaduais e vereadores foi tão grande que muitos ficaram em pé, por falta de lugar. Os representantes dos vários movimentos em prol do negro lotaram as duas alas do salão.A presença dos religiosos também foi marcante com local exclusivamente reservado. O Tata Ananguê apresentou-se à caráter(traje afro-brasileiro), à pedido do protocolo do Planalto, porém ficando no setor reservado aos familiares do novo Ministro, ao lado da Primeira Dama do Novo Ministério , Regina Santos,já que além de Sacerdote religioso, faz parte da família. Diversas delegações de Países africanos como por exemplo do Kênia, também marcaram presença.

A conclusão que cada um pode tirar deste grande episódio, é a de que, mais um grande e valoroso passo foi dado em prol das religiões de origem afro-brasileiras. Ao adentrar no Palácio do Planalto, vestido a caráter ou seja em traje de gala de sacerdote do ritual de Candomblé , onde vários representantes de segmentos religiosos de origem européia , asiáticas, americanas já o fizeram; oficialmente convidado, e se posicionar em lugar de honra reservado para os familiares do novo Ministro, Anangue sentiu naquele momento, a presença de todos os Inkices, orixás ,santos e daqueles amigos, irmãos, filhos e simpatizantes que ficaram no Rio e em outros estados torcendo por ele, somando energias em seu redor e conduzindo-o em tão importante missão religiosa. Diz Ananguê __ Parecia que eu flutuava a poucos centímetros do chão, conduzido pela força dos ventos. Foi um momento do qual jamais esquecerei na minha vida, de mãos dadas com meu filho Gabriel de dez anos, que por mero acaso acabou saindo na única foto publicada em todos os jornais do Brasil,na hora em que Sua excelência o Ministro Edson Santos, retribuía a homenagem feita pela Banda Afro-regue, tocando o tambor do grupo. A Posse do carismático Ministro da Promoção da Igualdade Racial, foi tão concorrida que, O Excelentíssimo Presidente da República , Luís Inácio Lula da Silva, não fez por menos em dar uma daquelas suas espirituosas e alegres tiradas dizendo o seguinte: ___Edson Santos, eu não sabia que vc estava com esta Bola Toda, na a sua posse tem mais gente do que na minha no meu segundo mandato. Risos e aplausos, já descontrairam o ambiente logo de cara. E assim foi até o final da cerimônia. Agora é contar com apoio dos irmãos de fé e amigos para buscar os interesses em benefício da nossa religião, não importando linha ou “Nação”.