CASA RAIZ

CONTATO

TATA RIA INKICE ANANGUÊ....EMAIL:anangue@gmail.com...........

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Notícia-2

O DIA 30/04/2008, FOI DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA OS CANDOMBLÉS DE ANGOLA.
A COMISSÃO FORMADA POR VÁRIOS SACERTODES E SACERTOTISAS DE VÁRIOS ESTADOS DO BRASIL PRESIDIDA PELO TATA ANAGUÊ, FOI RECEBIDA, PELO MINISTRO DA SEPPIR, EDSON SANTOS, PARA TRATAR DOS INTERESSES DO CANDOMBLÉ DE ANGOLA.
Nova Iguaçu, RJ, 26 de maio de 2009
Manifesto dos Povos de Terreiro de Origem Bantu do Município de Nova Iguaçu -RJ.
Ao Exmo Sr. Ministro de Estado Chefe da SEPPIR, DR. EDSON SANTOS. VIA: Conselho Nacional da Promoção da Igualdade Racial, Comissão Organizadora Nacional, Comitê Executivo e SUPPIR no Estado do Rio de Janeiro e COPPIR – NI-RJ. Os Terreiros de Candomblé Bantu-Angola, abaixo assinados, todos com foro no Município de Nova Iguaçu/RJ e em sua maioria com atividades voluntárias sócio-culturais em seus espaços físicos, embora acatando piamente as resoluções do regimento da II Conferência Nacional da Igualdade Racial, vem lamentar a exclusão antecipada da possibilidade de através de votação plenária ou indicação nominal ter também representante dos Povos de Terreiro de Origem Bantu do Município de Nova Iguaçu, pelo Estado do Rio de Janeiro, para delegado Nacional. Nova Iguaçu, RJ, 26 de maio de 2009 Manifesto dos Povos de Terreiro de Origem Bantu do Município de Nova Iguaçu -RJ.

Ao Exmo Sr. Ministro de Estado Chefe da SEPPIR, DR. EDSON SANTOS.
VIA:
Conselho Nacional da Promoção da Igualdade Racial, Comissão Organizadora Nacional, Comitê Executivo e SUPPIR no Estado do Rio de Janeiro e COPPIR – NI-RJ. Os Terreiros de Candomblé Bantu-Angola, abaixo assinados, todos com foro no Município de Nova Iguaçu/RJ e em sua maioria com atividades voluntárias sócio-culturais em seus espaços físicos, embora acatando piamente as resoluções do regimento da II Conferência Nacional da Igualdade Racial, vem lamentar a exclusão antecipada da possibilidade de através de votação plenária ou indicação nominal ter também representante dos Povos de Terreiro de Origem Bantu do Município de Nova Iguaçu, pelo Estado do Rio de Janeiro, para delegado Nacional. Segundo pessoas idônias e depois confirmado pela COPPIR –NI, nos foi informado que já foram escolhidos os delegados nacionais pelo Estado do Rio de Janeiro através de um fórum paralelo realizado no Município do Rio de Janeiro com a presença da SUPPIR, fórum este que infelizmente não chegou ao nosso conhecimento porque enquanto isso, aguardávamos ordeiramente a realização da II conferência Estadual de onde sairiam eleitos pelo plenário, os delegados para a II Conferência Nacional do Estado do Rio de Janeiro, como nos foi informado pela COPPIR de NI e por esse motivo não teve nenhum representante de Terreiro de origem Bantu Já que a maior concentração de “Casas de Candomblé Bantu-Angola reside na Baixada Fluminense , sendo a maioria no Município de Nova Iguaçu (que inclusive foi o primeiro do estado a realizar o censo dos povos de terreiros), seguido de Caxias, São João, Belford Roxo, Nilópolis, Mesquita, Olinda e etc, além das que se situam na Região dos Lagos, registrando também, porém em menor número as casas de origem Nagô ou Yorubá.
Aproveitamos o ensejo para apresentar o nosso mais alto repúdio pela escolha do nome do Sr. Renato de Abaluaiê como representante do candomblé da Nação de Angola por motivo do referente cidadão ter passado através de obrigação para a nação de Ketu (origem Yorubá) renegando desta forma a Nação Bantu-Angola. Seria como em meio a inúmeros brasileiros escolher um estrangeiro para representar o Brasil.
Mas uma vez na história, o negro Bantu é relegado a segundo plano, o mesmo negro bantu que construiu cidades e estradas de ferro, influenciou abundantemente a formação do nosso idioma , a culinária, a música e construiu esta Nação fica sem representação no evento mais importante da Raça Negra já que fomos informados de que não houve presença de nenhuma Comunidade deTerreiro de origem Bantu. Mas como poderia haver presença se a COPPIR –NI disse não ter sido avisada e por isso não nos informou sobre este fórum paralelo? Por este e outros motivos de discriminação e desrespeito entre o próprio povo afro-descendente que acontece à séculos, é que gostaríamos de trazer ao conhecimento de Vossa .Excia a gravidade deste fato que ocasionou mais uma enorme perda para o já tão humilhado Povo de origem Bantu quer na religiosidade, quer na cultura. Outrossim, participamos a V.Excia o desejo de de ter as questões dos Povos de Terreiro discutidas dentro das Conferências de Igualdade Racial, como todos os outros segmentos e não em fóruns isolados já que a base da verdadeira cultura afro-brasileira reside e emana em sua maioria das religiões de origem Bantu e Nagô ou Yorubá, que são facções introduzidas no Brasil em períodos diferentes e que diferem uma da outra em língua, religiosidade, tradições e costumes, devendo por isso ter cada uma ter o seu próprio representante. Bom seria para a nossa cultura se com a Lei 10.639 do Excelentíssimo Sr. Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva pudéssemos aproveitar esta II Conferência Nacional que se aproxima para corrigir esta falha que nasceu na década de 1900 quando o emérito professor baiano Nina Rodrigues precursor do estudo sobre o negro, ignorou totalmente a cultura Bantu propalando uma falsa probreza mítica.
Na certeza de que V.excia e seus pares estão preocupados em promover a Igualdade Racial, (usando como instrumento principal a verdade, transparência e lisura), tão esperada pelo povo de origem Bantu e Povos em geral e que ao tomar conhecimento deste fato tomará as devidas providências, é que nós abaixo assinados , Entidades Religiosas classificadas como Povos de Terreiro, apresentamos (em tempo) o nome do Sr. Jeusamir Alves da Silva (Tata Kimbanda Kia Dihamba) Respeitadíssimo Sacerdote da Nação de Angola com mais de 45 anos de sacerdócio, fundador da Raiz Ngola Djanga ria Matamba descendente da Goméia, inaugurador de várias casas de Angola nos mais longínquos estados do nordeste do Brasil e obras sociais realizadas em prol das comunidades carentes , como o nosso verdadeiro e único representante dos Povos de Terreiro de origem Bantu-Angola para Delegado Nacional . Estivemos presentes na posse do novo coordenador da COPPIR, de N.I. Presidida por sua exclência  o Sr. Ministro de Estado, Chefe da SEPPIR, da Presidência da República, Dr. Edson Santos. Assumiu o cargo o ilustre médico Dr. Paulo Santana, participaram da mesa a superintendente da SUPPIR, a artiz e cantora Zezé Motta, e o prefeito de Nova Iguaçu Lindberg Faria... Pena que nenhuma entidade de origem Bantu tenha sido convidada para participar à mesa diretora, já que se trata de Igualdade Racial.

II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA IGUALDADE RACIAL
Aconteceu nos dias 08 e 09/05/2009 no Espaço Cultural Sylvio Monteiro em Nova Iguaçu, sob a coordenação
ilustre Dr. Paulo Santana que com a sua equipe, conseguiu manter a casa cheia durante os 2 dias do evento.
É certo que pelo brilhantismo da festa, o objetivo foi alcançado. Desta vez tivemos uma pessoa de Angola
participando da mesa diretora (Arlene de Katendê). Além da presença do Sr. Secretário Adjunto da SEPPIR,
Dr Eloi Ferreira de Araújo tivemos muitos outros participantes. Parabéns pela bela festa!

A Nossa Instituição "CRBNDM", será representada na II Conferência Estadual pelo nosso presidente,
Tata Ananguê que foi eleito delegado principal pelo plenário da COPPIR de Nova Iguaçu.