CUMEEIRA E CHÃO PRA
OS POVOS ANGOLA/CONGO.
(NDUÍLO ANGA IUNGO
KUALA E BANTU NGOLA KONGO).
Grupos étnicos Bantu que consideram o mundo dividido em duas
partes: ANGOLA, KONGO, MOÇAMBIQUE, ZIMBAWE, TANZÂNIA, MADAGASCAR.
a) NDUILO
– (Céu – mundo imaterial onde habitam as divindades). (Cumeeira)
b) IUNGO
– (Terra – mundo físico onde habitam os seres humanos, animais e demais
elementos). (Chão).
Para a grande fração da cultura Bantu
angolana o IUNGO se subdivide em duas partes distintas e importantes:
Primeira – chamada de MBOXI
(Umboxi), que se refere a parte superior do solo onde tocam os pés, onde
habitam os seres humanos e aos elementos dos demais reinos.
Segunda – chamada de IXI, OXI,
OXIUNGO, parte inferior, subterrânea, o subsolo, onde habitam as forças dos
ancestrais e as divindades de transformação chamadas:
NGANZIMBE e NDIAZIMBE tendo
relação direta com a divindade KALUNGANZIMBE.
OBS: KALUNGANZIMBE se alimenta dos corpos em estado de
putrefação. NGANZIMBE se alimenta com o
líquido putrefado dos corpos e
NDIAZIMBE limpa os ossos e os devolve a
superfície, juntamente com o cabelo, elementos que a terra não aceita e formarão o DNA. KALUNGANZIMBE (divindade
relacionada com a transformação dos corpos pela decomposição), não devendo ser
confundida com a divindade chamada KALUNGANGOMBE, ligada ao culto dos mortos,
que recebe e guarda os assentamentos de pessoas dignitárias de um clã, em
especial de sacerdotes e sacerdotisas que durante suas vidas foram dirigentes
responsáveis por um templo/terreiro/NZo/Casa/Kanzuá/Kubata; de modo que no
quintal dos terreiros, na área externa é construído um compartimento apropriado
para tal fato.
No IXI, OXI ou OXIUNGO (subsolo)
localizado no centro do JAMBERESSU
(salão, ou barracão propriamente dito) da casa/ terreiro/templo/roça de
candomblé, deve ser plantado o que chamamos popularmente de “chão da casa”,
formando o NLAMBURU, dirigido e
governado por KALUMGANZIMBE referendado
como responsável pela transformação dos corpos que são enterrados juntos com
elementos minerais preciosos ou não, vegetais e alimentos terrenos além de
registros do dia para testemunhar a existência do Kanzuá ( casa), quando
de um provável fenômeno sísmico na
posteridade.
ANGOMI DUÍLO – Camadas superiores
energéticas que abrigam dentro da nossa cultura as divindades chamadas “PANGU
BAKURU”, da construção do universo. Logo abaixo, 4 camadas inferiores, onde
habitam as forças elementares e ancestrais, sendo estas quatro camadas chamadas
de NDIMBÁ que se comunicam com os seres vivos e uma intermediária cujo nome é
NDIALAMBA, responsável pela encarnação do ser humano, na terra e do seu próprio
UENDELU UA MUTU, destino a ser cumprido e que pode ser comparado ao termo
isotérico chamado de Carma, ou até mesmo
entendido como caminho espiritual a ser percorrido durante sua estadia de vida.
DIVINDADES CONSTRUTORAS.
NZANBI AMPUNGU ou AMPONGO, NDALA
KARITANGA, NZAMBI SAKATANA, NKURU –a
LUNGA, TATA KULÉ, SUKÚ, NYAMAKARE, NZAMBI MOXI, MURUNGU, MPEMBE, DEDZÁ,
KIK WEMBU, XIBISI.
DIVINDADES MANTENEDORAS
ALUVÁ, JAKATAMBA, TATA KALUNGA,
GANGAIOBANDA, NLEBARANGANGA, NLEMBA KITANGO, NGANGA MALEMBA.
DIVINDADES TRANSFORMADORAS ( Ligação direta com os seres humanos).
NSUMBO, NBURUNGUNZU,
TATARUNGUNZU, NZAMBARINI, ZUMBARANDÁ, KILAMBA KIAXI, TATA MBIOKÁ, NZAMBI
KAMENEMENE, NLEMBA KAJÁ PRIKU.
DIVINDADES DEGRADADORAS
KALUNGANZIMBI, NDIAZIMBI,
NGANZIMBE, KALUGANGOMBE, KUINGANGA (aquela que recebe os corpos e os purifica),
TATA KISSANGA RIA KALUNJE NGOMBE, NTOTO.
ATENÇÃO! Cuidados a serem tomados.
Segundo a crença religiosa do povo
Bantu, principalmente dos Lundas Kioko, só Kimbanda (autoridade espiritual e
material da tribo) deverá preparar o NLAMBURU (chão das casas de candomblé
Bantu), já que as tribos de origem Bantu são patriarcais (comandadas pelos
Tatas Kimbandas) enquanto as de origem Gêje/Nagô são matriarcais. Aquele ou aquela que violar ou contribuir
direta ou indiretamente para a exumação antecipada de um Nlamburu,
interrompendo assim o processo de ação das Divindades Degradadoras
(KALUNGANZIMBI, NGANZIMBI E NDIAZIMBI) de devolver à superfície o que a terra
não aceita, ossos e cabelos, pelos ou penas,( IFUBA, NDEMBA, UTONGO ni TUKU),
no mínimo de nove anos, estará exposto as sanções dessas Divindades , cujo
UFULAME (destino)será deteriorar-se em vida e quando cessar a MPILA KIAVALELA,
(essência da vida) e a alma ( MUENHU ou MWONU), se evolar , terão seus corpos
(Mi-KUTU) rejeitados pela terra, ficando, então, expostos na superfície. Fato
esse que atingirá até a nona geração dos infratores, pessoas indesejáveis nas
casas de santo, cujo UFULAME é sempre o de semear a discórdia e nunca poder se
fixar em lugar algum, vulgarmente conhecidos na roda do candomblé como “
quebradores de podre”. Então, ainda como consequência de tal atitude, o
espírito (KILULU) dessas pessoas que por qualquer motivo ousaram ou permitiram
profanar o reino dessas três Divindades subterrâneas, ao se desprender do corpo
morto ficarão vagando eternamente sobre o solo (MBOXI), sem encontrar o caminho
de volta para a SANZALA KASSEMBE NDIÁ NZAMBI (Aldeia Encantada de Deus),
podendo, um dia, serem chamados para prestar contas e sumariamente condenados a
voltarem ao IUNGO (Terra), encarnados ca um,
na forma de um porco que estará sempre fuçando a terra, em busca do que
nunca irá encontrar, ou seja, o
alimento, a felicidade plena, a
união, o descanso eterno, a paz.
Moral da História:
“QUEM PROCURA O QUE NÃO GUARDA,
QUANDO ACHA NÃO CONHECE!”
Ou “QUEM EM MUITAS PEDRAS BOLE,
UMA LHE CAI NA CABEÇA!”.
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