CASA RAIZ

CONTATO

TATA RIA INKICE ANANGUÊ....EMAIL:anangue@gmail.com...........

domingo, 21 de abril de 2013

OS KAMBINDAS




 OS KAMBINDAS

Saiba mais e exercite sobre essa "nação " Bantu-Angola".

Estude e resolva os exercícios que seguem no final do texto.


 Luciano Gallet (1893-1931), músico brasileiro, sem ser especialmente etnógrafo, foi o único que anotou em seu trabalho sobre o negro na música brasileira,  a passagem descrita abaixo que destaca a sua capacidade de observar sem influências cegas: “Os Cambindas considerados pelos outros, inferiores, imitadores e ignorantes, desconhecem até o próprio idioma complicado e difícil e o misturam com termos portugueses. Adoram as pedras e prestam um culto especial a flor do girassol, que representa a lua. A sessão de feitiçaria é chamada de macumba onde invocam seus santos: Ganga Zumba, Kanjiramungongo, Kubango, Sinhá Renga, Licongo e outros. “Nestas reuniões, as orações e chamamentos são feitas através de cantos, danças e batuques”.
Perguntamos então: Qual a religião de matriz africana introduzida no Brasil que não adora as pedras?
 Então o que colocam dentro dos assentamentos além de búzios, moedas, menga e ensabas?
Sabendo-se que a base de todo e qualquer envultamento de um inkice, orixá, bacuro ou vodum, não importa à nação, só está realmente completo quando tem a mistura, na dosagem certa, das três energias: vegetal (folhas), mineral (pedra) e animal (Menga ou ejé); derrubamos por terra essa afirmativa maldosa que ousa subestimar a inteligência dos Kambindas que além de serem excelentes marinheiros, possuem a sua própria língua que é o Fiote ou Ibinda e seus deuses próprios.

(rodapé):
**** Arthur Ramos, O Negro Brasileiro,pg.77,cita Luciano Gallet,ano 1933.

EXERCÍCIOS PARA VOCE ESTUDAR:
Use a letra V para as afirmativas verdadeiras e a letra F para as afirmativas falsas , após uma analise minuciosa do texto abaixo:

 Luciano Gallet, (1893-1931), músico brasileiro, sem ser especialmente etnógrafo, foi o único que anotou em seu trabalho sobre “O negro na música brasileira” a passagem descrita abaixo que destaca a sua capacidade de observar sem influências cegas: “Os Cambindas considerados pelos outros, inferiores, imitadores e ignorantes, desconhecem até o próprio idioma complicado e difícil e o misturam com termos portugueses.
Adoram as pedras e prestam um culto especial a flor do girassol, que representa a lua. A sessão de feitiçaria é chamada de macumba onde invocam seus santos: Ganga Zumba, Kanjiramungongo, Kubango, Sinhá Renga, Licongo e outros. “Nestas reuniões, as orações e chamamentos são feitas através de cantos, danças e batuques.

EXERCÍCIOS PARA VOCE ESTUDAR:
Use a letra V para as afirmativas verdadeiras e a letra F para as afirmativas falsas , após uma analise minuciosa do texto abaixo:
(  F    ) Luciano Gallet era etnógrafo.
(  F    ) Luciano Gallet escreveu um trabalho etnográfico sobre o negro na música européia.
( V ) Embora, Artur Ramos, discípulo de Nina Rodrigues, afirme que Luciano Gallet foi o único com a capacidade de observar sem influências cegas,  este,  deixa transparecer em seu depoimento o preconceito com o povo Bantu-Cambinda.
(  V    ) Os Cambindas prestam culto a flor do Girasol, que representa a Lua.
(  V    ) O idioma dos Cambindas é o Fiote ou Ibinda.
(  V )   Todas as religiões de matriz africana que exercem o Candomblé, independente de Nação, cultuam as pedras e os vegetais e os  demais elementos da natureza, não são somente os Cambindas.
COMENTÁRIOS:
Luciano Gallet, segundo Artur Ramos, não era específicamente etnógrafo.
Luciano Gallet escreveu um trabalho etnográfico sobre o negro na música BRASILEIRA e não européia.

EXERCÍCIOS PARA VOCÊ RESOLVER:
1 - Assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
(       ) segundo Luciano Gallet os  “ santos” invocados  pelos Kabindas são: Ganga Zumba, Kanjira Mungongo, Kubango, Sinhá Renga, Likongo e outros.
(      ) A sessão de feitiçaria dos Kabindas é chamada de macumba.
(      ) Nestas reuniões, as orações e chamamentos são feitas através de cânticos,  danças e batuques.
(      ) Toda e qualquer religião de matriz africana em suas reuniões (candomblé), efetuam orações e chamamentos através de cânticos, danças e batuques.
(     ) Todo e qualquer envultamento (assentamento) de um Inkice, orixá, bakuro ou vodun, independente de nação,  é composto por energias mineral ( pedra ) , vegetal ( as ervas sagradas), e animal ( sangue de animais comestíveis ), além de outros elementos como a água por exemplo.
 (       ) Se todas as religiões de matriz africana que tocam candomblé, têm estes fatores comuns entre si, caí por terra o depoimento discriminatório de Luciano Gallet sobre os Kabindas.

     2 – Sabendo-se que em cada nação espírita, o “santo” recebe uma nomenclatura de acordo com a língua respectiva a cada uma delas; associe a segunda coluna de acordo com a primeira.              
 Nação                                          Nome
                                                   
(   1  )  Bantu-Angola               (      ) Santo na língua portuguesa
(   2  ) Bantu-Kongo                 (      ) Inkice na língua kikongo
(   3  ) Yoruba                           (      ) Mukixe na língua kimbundu
(   4  ) Jêje                                  (      ) Bakuro     
(   5 ) Nagô                                (      ) Vodun
(   6 ) Umbanda                        (      )  Orixá


CHAVE DE RESPOSTAS.
   
EXERCÍCIOS PARA VOCÊ RESOLVER:
1 - Assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
(   V  ) Segundo Luciano Gallet os  “ santos” invocados  pelos Kabindas são: Ganga Zumba, Kanjira Mungongo, Kubango, Sinhá Renga, Likongo e outros.
(   V  ) A sessão de feitiçaria é chamada de macumba.
(   V   ) Nestas reuniões, as orações e chamamentos são feitas através de cânticos,  danças e batuques.
(   V ) Toda e qualquer religião de matriz africana em suas reuniões (candomblé), efetuam orações e chamamentos através de cânticos, danças e batuques.
(  V  ) Todo e qualquer envultamento (assentamento) de um Inkice, orixá, bakuro ou vodun, independente de nação,  é composto por energias mineral ( pedra ) , vegetal ( as ervas sagradas), e animal ( sangue de animais comestíveis ), além de outros elementos como a água, mel e vinho.
 (   V   ) Se todas as religiões de matriz africana que tocam candomblé, têm estes fatores comuns entre si, caí por terra o depoimento discriminatório de Luciano Gallet sobre os Kabindas.

2 – Sabendo-se que em cada nação espírita, o “santo” recebe uma nomenclatura de acordo com a sua língua respectiva, associe a segunda coluna de acordo com a primeira.              
Nação                                          Nome
(   1  )  Angola-kigongo               (  6  ) Santo
(   2  ) Angola-kimbundu            (  1  ) Inkice
(   3  ) Yoruba                              (  2  ) Mukixi
(   4  ) Jêje                                     (  5  ) Bakuro     
(   5 ) Nagô                                    (  4  ) Vodun
(   6 ) Umbanda                            (  3  )  Orixá

COMENTÁRIOS:
 Uma das finalidades do exercício 1 é mostrar ao leitor a discriminação secular dos escritores em relação ao povo bantu, colocando-o sempre como mais atrazado e menos culto que os Jejes-Nagôs, o que hoje podemos provar ao reescrever a história do negro bantu,  que tudo isso não passou de inverdades tendenciosas da época.
 A finalidade principal do exercício 2 é para os bantu-angoleiros se familiarizarem com a maneira correta de se referirem ao santo como INKICE ou MUKIXI e não como orixá ou vodun,  como é comum ouvir.
( Matéria da futura versão didática do livro "Angola Nação Mãe").

autor:Jeusamir Alves da Silva (TATA ANANGUÊ.