CASA RAIZ

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TATA RIA INKICE ANANGUÊ....EMAIL:anangue@gmail.com...........

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013



MARIDO E MULHER FEITOS PELA MESMA MÃO E/OU NA MESMA CASA!!!!!
 SÉRIE DE VALORES DO CANDOMBLÉ DE ANGOLA  QUE NECESSITAM SER REVISTOS.
Com base nos artigos: 14, 15 e 34 do Código de Ética dos Angoleiros, criado pela plenária do  I SNAB (primeiro seminário Nacional dos Angoleiros do Brasil)março/2010, trazemos a tona, para a problematização e discussão, algumas diretrizes que necessitam ser tomadas para o crescimento e evolução do Candomblé de Angola Iniciamos essa série de valores a serem revistos por um assunto bastante polêmico nas casas de santo. Segundo alguns mais velhos, a não feitura  e por conseguinte confirmação de marido e mulher (a base de formação de uma família), pela mesma mão e/ou na mesma casa. Sabendo-se que uma das funções do Inkice e  de qualquer dirigente de qualquer religião é  unir e manter unida uma família, já detectamos aí, uma controvérsia nesse sentido. Ao iniciarmos só um elemento do casal, involuntariamente, estamos contribuindo para um provável apartamento de uma união, já que aquele que não foi feito, terá que procurar outra casa para se cuidar. Com isso, com poucas exceções, dadas as diferenças ritualísticas e doutrinas impostas, comuns em cada de santo, começam a surgir às incompatibilidades que iniciam nos terreiros e terminam nos lares. Isso porque obviamente, cada um irá seguir a orientação do seu Tata ou Mama de Inkice que pela lógica só terá controle espiritual sobre aquele que tem a sua mão, culminando na maioria das vezes com a dispersão da família ou abandono da religião. Se pararmos um pouco para observar e refletir, iremos perceber que nas religiões de matriz europeia, asiática e outras, o líder de uma paróquia ou congregação prega e une as famílias pelo matrimônio e pela fé, onde marido , mulher e filhos tem o mesmo padre, o mesmo pastor, o mesmo patriarca ou matriarca. Também em outras culturas de matriz africana vamos encontrar os Tata Kimbanda, Tatas Kussaka e Pajés, como únicos líderes religiosos para toda uma tribo ou aldeia. Aqui no Brasil temos a Umbanda como um brilhante exemplo, onde marido e mulher são filhos de santo do mesmo dirigente e pertencem ao mesmo terreiro. Mas, alguém poderá dizer: Ah! Eu já faço na minha casa há muito tempo, ou conheço muita gente que faz  o santo de marido e mulher. Faz, sim, mas de forma velada, dando o tal jeitinho, tudo isso por falta de respaldo da sociedade e com receio das críticas negativas e dispersadoras de seguidores de uma casa. Precisamos assumir este posicionamento de arrebanhar toda uma família que seja colocada em nossas mãos, abertamente, já que somos formadores de opinião. Com isso teremos família unida rezando unida, caminhando assim, para maior visibilidade e crescimento, credibilidade,  força e respeito em prol da religião.  Dirijo-me ao povo Bantu-Angola, não tenho poderes para falar ou representar outras nações de matriz africana. Mas fica aqui o assunto em pauta como sugestão aos nossos irmãos de fé já que a união se faz necessária para a nossa vitória contra a intolerância religiosa e outras reinvindicações.  Dê a sua opinião, através de e-mail,  acompanhe o nosso blog, copiem e discutam o assunto nas redes sociais de comunicação  é preciso ouvir o nosso povo , novo e antigo. Precisamos nos fortalecer para lutarmos juntos.
 MALEABILIDADE E ESTRATÉGIA SÃO CAMINHOS CERTOS PARA A VITÓRIA!!!!!!!!
TATA KIMBANDA KIA DIHAMBA ANANGUÊ DE NGOLA DJANGA

PRESIDENTE DA CNCACTBB E CRBNDM.